terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aula 2 - Educação Ambiental / 9º ano

Educação Ambiental

            Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial á sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Promove-se a articulação das ações educativas  voltadas ás atividades de proteção, recuperação e melhoria sócia ambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se inseri a Educação Ambiental no planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável (Tânia 2007).
            A educação ambiental deve buscar valores que conduzem a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. E preciso considerar que:
            A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
            As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito, além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência..
            É necessário planejar o uso e a ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção de recursos naturais.
Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.
            Dessa forma a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, o que nele se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova.
            Comportamentos ambientalmente corretos devem ser apreendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância de temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.
É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentais sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
            Que a natureza não passe a ser entendida como "algo separado e inferior á sociedade humana", para se atender as necessidades humanas foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar como se ela por si própria pudesse reparar os danos causados pelos homens.
            O documento da conferência internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade, realizada em Tessalônica (Grécia), chama a atenção para a necessidade de se articularem ações de educação ambiental baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização e participação e práticas interdisciplinares (Sorrentino, 1998).
            A realidade atual exige uma reflexão cada vez menos linear, e isto se produz na inter relação dos saberes  das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante de reapropriação da natureza, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.
            Assim sendo, a escola pode transforma-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte componente de uma realidade mais complexa e multifacetada. O mais desafiador é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno.

Responda as questões abaixo:
1) O que é Educação Ambiental?
2) O que busca a E.A?
3) Por que a reciclagem é um processo vital ao meio ambiente? O que podemos reciclar?
4) O que faz da escola o principal fator disseminante da Educação Ambiental?
5) Onde aconteceu a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade e do que se trata?
6) Em sua opinião qual principal importância da E.A?


Nenhum comentário:

Postar um comentário