Educação
Ambiental
Entende-se
por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a
coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do
povo, essencial á sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Promove-se a
articulação das ações educativas
voltadas ás atividades de proteção, recuperação e melhoria sócia
ambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e
sociais, que se inseri a Educação Ambiental no planejamento estratégico para o
desenvolvimento sustentável (Tânia 2007).
A educação
ambiental deve buscar valores que conduzem a uma convivência harmoniosa com o
ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a
analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição
inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. E preciso considerar
que:
A natureza
não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser
utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a
reciclagem como processo vital;
As demais
espécies que existem no planeta merecem nosso respeito, além disso, a
manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência..
É necessário
planejar o uso e a ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando
que é necessário dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas
destinadas à produção de alimentos e proteção de recursos naturais.
Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para
que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável
no presente e para o futuro.
Dessa forma
a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu
processo de socialização, o que nele se faz se diz e se valoriza representa um
exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova.
Comportamentos
ambientalmente corretos devem ser apreendidos na prática, no cotidiano da vida
escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância de temática ambiental e a visão
integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios
efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas
e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros
seres vivos e o ambiente.
É fundamental que cada aluno desenvolva as suas
potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentais sociais
construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa,
em um ambiente saudável.
Que a
natureza não passe a ser entendida como "algo separado e inferior á
sociedade humana", para se atender as necessidades humanas foi-se
desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar como se ela
por si própria pudesse reparar os danos causados pelos homens.
O documento
da conferência internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, Educação e Consciência
Pública para a Sustentabilidade, realizada em Tessalônica (Grécia), chama a
atenção para a necessidade de se articularem ações de educação ambiental
baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e
diversidade, mobilização e participação e práticas interdisciplinares
(Sorrentino, 1998).
A realidade
atual exige uma reflexão cada vez menos linear, e isto se produz na inter
relação dos saberes das práticas
coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante de
reapropriação da natureza, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.
Assim sendo,
a escola pode transforma-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar
a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte componente de
uma realidade mais complexa e multifacetada. O mais desafiador é evitar cair na
simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco
harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas
e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno.
Responda as questões abaixo:
1) O que é
Educação Ambiental?
2) O que
busca a E.A?
3) Por que a
reciclagem é um processo vital ao meio ambiente? O que podemos reciclar?
4) O que faz
da escola o principal fator disseminante da Educação Ambiental?
5) Onde
aconteceu a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade e do que
se trata?
6) Em sua
opinião qual principal importância da E.A?
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