Atividade de Revisão - Educação Ambiental / 7º ano
1) Estudamos em sala
de aula que o biociclo marinho é o maior de todos quando comparado ao biociclo
terrestre e o das águas continentais, com base nessa afirmação fale um pouco
sobre esse biociclo?
R/ Biociclo terrestre - abrange toda superfície terrestre
não coberta pela água, cada um com clima, flora e fauna próprias.
Biociclo das águas continentais - águas da superfície e
subterrânea com o teor salino baixo, sendo consideradas água doce.
2) Estudamos que os
biomas terrestres dependem da influência do meio físico, como radiação solar,
chuvas e temperatura, com base nessas afirmações responda:
Quais os biomas
terrestres estudados?
R/ Tundra, taiga, florestas decíduas, florestas tropicais,
campos e desertos.
3) Nas florestas
temperadas as estações do ano são bem definidas possuindo flora e fauna bem
desenvolvidas tendo em vista, maior energia do sol, maior evaporação, mais
chuva além do adubo natural. Explique como essas características podem melhorar
o solo e quais regiões encontram essas florestas?
Devida a maior quantidade de energia solar alem de grande
quantidade de folhas e outros materiais decompostos por bactérias e fungos
melhorando o solo, as regiões que podemos encontrar são leste dos Estados
Unidos, Europa, China e Manchúria.
4) Qual a
característica das "Padrarias" chamadas Campos Sulinos aqui no
Brasil?
Ambientes onde predominam gramíneas , favoráveis a pecuária
e agricultura.
5) Solo pedregoso,
clima quente e seco são características de qual bioma no Brasil?
Caatinga
6) Como são chamadas
a plantas da caatinga que possuem espinhos e folhas pequenas evitando assim a
perda de água?
Xerófitas
7) Cite as
características das Regiões EUFÓTICA, DISFÓTICA e AFOTICA:
Eufótica - Bem iluminada, vivem algas e predomina fauna
herbívora
Disfótica - Pouca luz dificultando a sobrevivência das
maiorias das algas
Afótica - Não tem luz
8) Sabemos que ao
retirar uma cobertura vegetal para que seja plantando apenas um tipo de
cultura, diminuímos a quantidade de nutrientes do solo, o que seria melhor para
que isso não aconteça?
Fazer a rotação das culturas, onde as plantas de diferentes
culturas vão suprir nutrientes diferentes não deixando assim o solo pobre em
nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário