sexta-feira, 14 de março de 2014

7º ano - Educação Ambiental

Atividade de Revisão - Educação Ambiental / 7º ano

1) Estudamos em sala de aula que o biociclo marinho é o maior de todos quando comparado ao biociclo terrestre e o das águas continentais, com base nessa afirmação fale um pouco sobre esse biociclo?
R/ Biociclo terrestre - abrange toda superfície terrestre não coberta pela água, cada um com clima, flora e fauna próprias.
Biociclo das águas continentais - águas da superfície e subterrânea com o teor salino baixo, sendo consideradas água doce.

2) Estudamos que os biomas terrestres dependem da influência do meio físico, como radiação solar, chuvas e temperatura, com base nessas afirmações responda:
Quais os biomas terrestres estudados?
R/ Tundra, taiga, florestas decíduas, florestas tropicais, campos e desertos.

3) Nas florestas temperadas as estações do ano são bem definidas possuindo flora e fauna bem desenvolvidas tendo em vista, maior energia do sol, maior evaporação, mais chuva além do adubo natural. Explique como essas características podem melhorar o solo e quais regiões encontram essas florestas?
Devida a maior quantidade de energia solar alem de grande quantidade de folhas e outros materiais decompostos por bactérias e fungos melhorando o solo, as regiões que podemos encontrar são leste dos Estados Unidos, Europa, China e Manchúria.

4) Qual a característica das "Padrarias" chamadas Campos Sulinos aqui no Brasil?
Ambientes onde predominam gramíneas , favoráveis a pecuária e agricultura.

5) Solo pedregoso, clima quente e seco são características de qual bioma no Brasil?
Caatinga

6) Como são chamadas a plantas da caatinga que possuem espinhos e folhas pequenas evitando assim a perda de água?
Xerófitas

7) Cite as características das Regiões EUFÓTICA, DISFÓTICA e AFOTICA:
Eufótica - Bem iluminada, vivem algas e predomina fauna herbívora
Disfótica - Pouca luz dificultando a sobrevivência das maiorias das algas
Afótica - Não tem luz

8) Sabemos que ao retirar uma cobertura vegetal para que seja plantando apenas um tipo de cultura, diminuímos a quantidade de nutrientes do solo, o que seria melhor para que isso não aconteça?

Fazer a rotação das culturas, onde as plantas de diferentes culturas vão suprir nutrientes diferentes não deixando assim o solo pobre em nutrientes.

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